Hoje, é muito fácil perceber as mudanças em nossa sociedade, mudanças essas que tem foco e base na ciência e na tecnologia. Livros, filmes, TV, rádio etc..., tem trazido para o ceio popular debates sobre esses avanços e suas consequências. Esse avanço é uma das principais características do mundo de hoje, atinge todos os setores da sociedade, imprimindo velocidade às transformações do trabalho.
A tecnologia deve ser entendida como resultado e expressão das relações sociais, e as consequências desse processo tecnológico só podem ser entendida no contexto dessas relações. Em nossa sociedade as relações sociais, são relações de classe, com diferentes poderes e direitos. As tecnologias são, portanto, fruto do conhecimento cientifico avançado aplicado pela classe dominante segundo frigotto(1992).
. E a tecnologia na escola como se dá? A escola com o seu centralismo nos seus métodos de leituras e escritas, valorizando as pesquisas em livros, agora se deparam com uma imensa parcela de novos consumidores que buscam saciarem sua sede de informação e de pesquisa na longa rede de informações da Internet e seus derivados. Porém, até que ponto a escola está preparada para esses novos consumidores? Qual o papel do professor diante dessa nova escola? Diante dessas dúvidas há um grande debate, fala-se de uma profissionalização e adequação do professor a essas tecnologias.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
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olá cleia,como vai vc? pensando muito nas novas tecnologias? rr olha eu li seu texto e achei muito bom, mas penso que você poderia ter falado mais um pouco desse novo papel do professor com esse novo papel de educador nesta nova jornada tecnologica. bjs
ResponderExcluirOlha companheira, a idéia era essa!
ResponderExcluirDe provocar essa discurssão.....
Fala-se de adequação do professor a essas tecnologias. Mas, até quando o estado vai equipar as escolas de tecnologias e mante-las à portas fechadas? Ótimas indagações o seu texto faz, que merecem ser repondidas. . .
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